ASPECTOS PEDAGÓGICOS
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (Lei nº 9.394/96, art. 1º), mas esclarece que: “Esta Lei disciplina a educação escolar que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias” (Lei nº 9.394/96, art. 1º, § 1º). As creches e pré-escolas se constituem, portanto, em estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de zero a seis anos de idade por meio de profissionais com a formação específica legalmente determinada, a habilitação para o magistério superior ou médio, refutando assim funções de caráter meramente assistencialista, embora mantenha a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças.

saiba mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA
A Proposta Pedagógica prioriza a oferta o modelo de educação reflexiva voltada para a ação e construção de uma nova realidade social.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O currículo da Educação Infantil no Colégio Aphonsiano é concebido como um conjunto de práticas que articulam as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte dos aspectos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos.
CRIANÇA
O conhecimento científico, hoje disponível, comprova a visão de que desde o nascimento, a criança busca atribuir significado à sua experiência. Nesse processo, ela volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando, gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações, mediadas pelas orientações, materiais, espaços e tempos que organizam as situações de aprendizagem e pelas explicações e significados a que ela tem acesso.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
  • Valores – compartilhar
  • Comemore e cante
  • Higiene e saúde
  • Leitura infantil e reconto
  • Contador de histórias
  • O prazer da escola
  • No baú da vovó
  • Inteligência interpessoal
  • O mundo encantado da leitura
  • Páscoa
  • Tenho Medo
  • Trânsito
  • Folclore