Nossa História
Saiba como surgiu a grande estrutura hoje existente das Faculdades e Colégio Aphonsiano. Neste infográfico você saberá um pouco mais sobre a história da instituição e sua importância no contexto de nossa cidade.

INICIAR

  • 1
    Capelinha de folhas de buriti em 1840, no local onde hoje está o Santuário Matriz - Neste local, antigo Arraial do Barro Preto, iniciou a cidade de Trindade.
    Trindade, a pequenina Barro Preto de Goiás, surgiu da devoção popular em torno do medalhão retratando as três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), por Constantino Xavier e sua mulher Ana Rosa, por volta do ano de 1840.
     
    Dos idos anos de 1840, o povoado foi crescendo e se transformando de pequeno arraial em pequena cidade até que, em 1920, foi emancipada com o nome de Trindade.
  • 2
    Dos idos anos de 1840, o povoado foi crescendo e se transformando de pequeno arraial em pequena cidade até que, em 1920, foi emancipada com o nome de Trindade.
    Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, construída em 1912, pelo Pe. Antão Jorge. Esta foto é de 1920, na ocasião da emancipação do Povoado de Barro Preto, se transformando na cidade de nome Trindade.
    Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, construída em 1912, pelo Pe. Antão Jorge. Esta foto é de 1920, na ocasião da emancipação do Povoado de Barro Preto, se transformando na cidade de nome Trindade.
     
  • 3
    Ano de 1988, início das construções do Colégio Aphonsiano - No alto o novo Santuário do Pai Eterno, até então, utilizado somente por ocasião da Romaria.
    Como toda cidade do interior, os avanços são lentos. Trindade sofreu influências com as mudanças das capitais do estado de Goiás para Goiânia, e do Brasil que antes era o Rio de Janeiro, para Brasília. Trindade foi beneficiada pela proximidade destas duas novas capitais.
    Mesmo assim, a educação, em Trindade, ficou na dependência total de Goiânia, por isso, jovens e crianças que desejassem uma melhor formação buscavam colégio e faculdades em Goiânia e outros centros.
    Como toda cidade do interior, os avanços são lentos. Trindade sofreu influências com as mudanças das capitais do estado de Goiás para Goiânia, e do Brasil que antes era o Rio de Janeiro, para Brasília. Trindade foi beneficiada pela proximidade destas duas novas capitais.
  • 4
    Dia da instalação do Aphonsiano em Janeiro de 1990.
    Em 1988, o Professor Marcos Queiroz começou as construções de um pequeno prédio para abrigar o Colégio Aphonsiano que, por ele, foi idealizado para ser um colégio de qualidade evitando, assim, que jovens e crianças tivessem de deixar Trindade e ir para Goiânia.
    No ano de 1990, o Colégio Aphonsiano abriu suas portas para as matrículas dos primeiros alunos. Já naquele primeiro ano mais de 300 alunos se matricularam.
  • 5
    Primeiro grupo de Professores que ainda eram transportados na velha Kombi. O Aphonsiano estava distante do centro da cidade.
    Primeiro grupo de alunos da Alfabetização em sala de aula.
  • 6
    O Aphonsiano em seu Primeiro Ato Cívico Público, em agosto de 1990. 1º. Desfile do Aphonsiano, na festa de 70 anos de emancipação de Trindade.
  • 7
    O Aphonsiano não possuía quadra de esportes. Os alunos na Educação Física, iam para o Ginásio de Esportes da cidade. A alegria estava estampada no rosto dos pioneiros.
  • 8
    Entrega de certificados aos concluintes das primeiras turmas. Ainda no antigo Cine Teatro Mara, na Praça da Matriz.
  • 9
    Instalação do primeiro Laboratório de Informática.
  • 10
    Celebração do tricentenário de Santo Aphonso e inauguração do Ginásio de Esportes Aphonsiano, em agosto de 1996.
     
  • 11
    Construção da Biblioteca Aphonsiano.
  • 12
    Construção e Inauguração do Cine Teatro Aphonsiano.
  • 13
    Solenidade de instalação da Primeira Instituição de Ensino Superior de Trindade.
    Solenidade de instalação da Faculdade de Direito.
    Solenidade de instalação da Faculdade Aphonsiano - 1ª. Instituição de Ensino Superior de Trindade - Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Pedagogia.
  • 14
    Construção do prédio das Faculdades Aphonsiano em Janeiro de 1999.
  • 15
    A Faculdade Aphonsiano iniciou suas atividades no ano de 2000.
    O trabalho incansável de toda equipe, Coordenadores, Professores e Funcionários, juntamente com o Prof. Marcos, foi compreendido pelos pais que acreditaram que uma sociedade se transforma, somente por meio da Educação. Em pouco tempo, o Aphonsiano se transformou, recebeu e ainda recebe, inúmeros prêmios como a melhor Casa de Ensino da cidade.
    Os sonhos continuaram, até que em 1999, foi criado o Instituto Aphonsiano de Ensino Superior, Faculdades Aphonsiano. A Faculdade Aphonsiano iniciou suas atividades no ano de 2000. Em apenas 9 anos de instalação, o Aphonsiano se transformou na primeira instituição de Ensino Superior de Trindade.
  • 16
    Agora, Faculdades e Colégio Aphonsiano, com mais de 3.000 alunos, estão classificados pelo Ministério da Educação, entre as melhores Casas de Ensino no Estado.
    Egressos do Aphonsiano, hoje são homens e mulheres que se destacam na sociedade, não apenas como pais e mães de família, mas também, como profissionais competentes e éticos nas mais diferentes áreas.
    Este diferencial é consequência de uma formação de qualidade em todos os níveis, já que o sistema Aphonsiano de educação prioriza não somente a formação intelectual, mas também, a formação moral e cristã.
    Foto: Formatura das primeiras
    turmas das Faculdades
    Agosto de 2004.
  • 17
    Para realização de retiros, palestras, festas confraternizações e desenvolvimento do projeto de preservação ambiental foi inaugurado o Recanto Aphonsiano no ano de 2007.
  • 18
    No ano 2011 o Aphonsiano inaugurou mais um prédio de seu complexo, o Palazzo Aphonsiano. Espaço nobre com capacidade ate 3.500 pessoas para realização de aniversários, bodas, 15 anos, formaturas e outros grandes eventos.
  • 19
    Para valorizar a prática do esporte foi construído o centro Poliesportivo Aphonsiano, que somou ao ginásio de Esportes o Campo Society e a Piscina Semi Olímpica.
  • 20
    A Praça Dona Inês foi mais um espaço construído no ano 2013 para a convivência fraterna entre alunos e professores.
  • 21
    Nos dias atuais o Aphonsiano se distingue na cidade de Trindade não apenas pela sua estrutura física aos pés da Basílica do Pai Eterno.
    O conceito se deve principalmente pela qualidade do Ensino que ministra transformando Trindade em cidade pólo da região Metropolitana na Educação.
 
VISÃO
O Aphonsiano como Instituição de Ensino quer ser para seus alunos um instrumento para a concretização de seus melhores sonhos. Comprometido com os valores éticos, morais e cristãos, o Aphonsiano tem a visão clara de que as conquistas são resultados da dedicação, do compromisso e também da busca incessante da qualidade do ensino.
LEMA
"Docendo Firmiter in Scientia in veritati et in fide"
Traduzindo: "Educando com seriedade na ciência na verdade e na fé".
MANTENEDORA
Associação Trindadense de Educação e Cultura - Pessoa Jurídica de Direito Privado registrada no cartório de notas e documentos do IIº ofício sob o nº 169-A1 fls 81 em 30.04.1999, inscrita no CNPJ sob o nº 03.004.995/0001-57 - Utilidade Pública conforme lei nº 473 de 24.06.1990. Presidente/Instituidor: Prof. Marcos Antônio de Queiroz
VALORES E PRINCÍPIOS
  • Comprometimento com os deveres básicos do cidadão: Respeito, honestidade, gratidão, humildade e responsabilidade.
  • No convívio com as pessoas e no exercício profissional a Ética e competência.
  • Nas decisões, o bom senso e a justiça.
  • Nas relações com o ambiente, preocupação e atitudes concretas de que a natureza é um bem de todos.
  • Na sociedade a participação e ações concretas em favor dos menos favorecidos.
  • Na conduta estudantil e pessoal a responsabilidade, obediência as normas, espírito fraterno no convívio com as pessoas, transparência e solidariedade.
  • Em todas situações e circunstância agir com prudência e sensatez.
SÍMBOLO: ÁGUIA
A águia é uma ave pertencente ao grupo das falconídeas, entre todas uma das mais fortes e corajosas, resiste a longas horas de vôo, perspicaz em suas ações e uma visão que a destaca entre todas as espécies. Representa altivez, talento e sabedoria. O que mais distingue esta espécie é a capacidade de se superar as deficiências e se renovar. Após os 40 anos de idade, já com as penas, bico e um unhas envelhecidos, já não consegue voar e se alimentar. Sobe para o alto da montanha e após um doloroso processo que dura 150 dias para arrancar as unhas, as penas e quebra o bico, se recompõe para uma nova vida. O Aphonsiano adotou a águia como símbolo para transmitir a mensagem de que para alcançar o sucesso e a auto realização, o homem deve antes de tudo, superar as próprias dificuldades e limitações.
BRASÃO
O Brazão do Aphonsiano é um pergaminho, onde na parte superior está uma águia tendo sob os pés um livro. A águia simboliza as alturas e a sabedoria de Deus. O livro a sabedoria dos homens. A mensagem é que sabedoria de Deus está acima da sabedoria dos homens. E na parte inferior uma faixa com o lema do Aphonsiano: "Docendo firmiter in scientia in veritati et in fide" (educando com seriedade, na ciência na verdade e na fé).
SIGNIFICADO DO NOME
Aphonsiano significa aquele que segue o pensamento de Afonso. Afonso Maria de Ligório nascido em Napólis na Itália em 27.09.1696 e falecido em 01.08.1787, escreveu o modelo de educação que é nosso lema: Verdade, seriedade e fé. Santo Afonso além de professor, estudioso, foi poeta, escritor, bispo e doutor da Igreja.
HINO DAS FACULDADES E COLÉGIO APHONSIANO
Em pleno coração do meu Brasil
Nasceu um sonho de fé e de luz
Tijolo a tijolo construído que o sol luziu
Na verdade e na ciência se traduz

Aphonsiano, Aphonsiano
És o pedestal da gloria perenal
Aphonsiano, Aphonsiano
Marco inicial da nossa transformação


Tuas marcas são os símbolos da paz
No caminho de cada um de nós
Aphonsiano, de uma geração vibrante sagaz
Abre caminhos, espantando a sombra atroz
Caminhos que nos levam ao saber
Passaram fortes por tuas estradas
Aphonsiano és o emblema do nosso conhecer
Construindo sempre mentes transformadas

A eternidade é o teu destino
O tempo, sua marca essencial
Em nosso peito sempre haverá vibrante hino
Que nos segue todos os dias, sem igual
Letra: Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado
Música: Maria Ludovico de Almeida e Silva




Hino - APHONSIANO.mp3
DIREÇÃO
"Põe a semente na terra, nao te preocupes com a colheita, plantas para o irmão."
É assim que nós, educadores, devemos pensar. Semear sempre, ensinar sempre e criar mentes transformadas para um Mundo Novo. Só por meio da Educação é possível transformar o mundo. A educação é o caminho mais curto para alcançarmos a dignidade de um povo. Foi com este pensamento que, no passado idealizamos, instituímos e fundamos o Colégio Aphonsiano. Não para ser uma escola melhor mas, para ser uma escola diferenciada na busca da qualidade, no resgate dos valores esquecidos, na hierarquia, na disciplina e, sobretudo, no convívio fraterno. Não existem outros caminhos. Só existe este caminho: Somente a Educação transforma as pessoas, transforma a sociedade e melhora o mundo. O Aphonsiano, como instituição de Ensino, tem, ao longo destes anos, procurado desempenhar o seu papel como instrumento de mudança na forma de pensar e agir, principalmente, das crianças e jovens. Algumas palavras precisam ser mais lembradas pelos jovens: Responsabilidade, dedicação, honestidade, trabalho, respeito, amor, fé, humildade e seriedade. Todos estes valores estão sendo esquecidos ou deixados de lado neste século XXI. É preciso ser moderno? Sim. É preciso buscar novas tecnologias? Sim. Podemos esquecer os valores do passado? Claro que não. Valores não mudam com o tempo. O tempo muda a forma de vestir, de divertir, facilita os trabalhos, facilita as locomoções, porém, valores como responsabilidade, honestidade, dedicação, respeito, amor e humildade estes são imutáveis. É assim: "Educando com Seriedade e Ensinando para Vida" que, como diretor quero conclamar a todos para, juntos, construirmos um mundo novo, mais justo e mais cristão.

Prof. Marcos Queiroz
ORGANIZAÇÃO E DEPARTAMENTOS
Administração:

Diretor Presidente:
Prof. Marcos Antônio de Queiroz

Secretária Geral Faculdade:
Profa. Maria Silva Figueiredo

Secretario Geral Colégio e Tesoureiro:
Sr. Manoel Adriano de Siqueira

Coordenação Pedagógica:
Profa. Maria José da Silva Cunha

Coordenação Acadêmica e Pesquisa Institucional:
Profa. Brandina Fátima

Departamento Pessoal:
Cont. Gercina Inácia Xavier

Contadoria:
Cont. Edvaldo Rodrigues de Moraes

Coordenação de Apoio:
Prof. Arthur Augusto L. Queiroz

Coordenação de Relações Públicas e Marketing:
Prof. Paulo Scatola

Orientação Educacional:
Prof. Sebastião Freitas
Departamento de Apoio Pedagógico/Institucional:

Coordenação de Biblioteca:
Edlaine Neves

Monitora:
Eva Pereira dos Reis

Coordenação de Turno Matutino:
Profa. Rosineide de Barbosa Soares

Coordenação de Turno Vespertino:
Profa. Rosilene Fátima

Auxiliar de Biblioteca:
Letícia Almeida de Abreu

Reprografia:
Ismael Benedito da Costa

Auxiliar de Secretaria:
Keila Divina Yabagata e Lucyara Brito de Sousa

Responsável Bolsistas OVG, FIES, PROUNI:
Hermyara Araújo

Auxiliar Departamento Contabilidade:
João Paulo Lima Queiroz

Recepcionistas:
Jéssyka Rayanny Vaz e Flaviane Pereira S. Oliveira

Serviços de Informática:
Allysson Ferreira Moraes
Coordenações de cursos:

Administração e Cursos Sequenciais:
Profa. Roseli Vieira Pires

Ciências Contábeis:
Prof. Helder Daniel da Silva

Direito:
Prof. Isac Cardoso das Neves

Pedagogia:
Prof. Elias Pascoal

Cursos de Pós Graduação:
Profa. Maria de Lourdes S. Alves
Profa. Roseli Vieira Pires


Faculdades e Colégio Aphonsiano
Avenida Manoel Monteiro, nº 55 - Bairro Santuário - Trindade-Goiás
Telefax: (62) 3505-1913 / E-Mail: atendimento@aphonsiano.edu.br
Acesse nossa página
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
copyright©2014-2016
Desenvolvido por:
RAFAEL VIDALETE