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Diferenciais

Ensino Médio

Conheça nossos principais diferenciais e propostas para o Ensino Médio

Apresentação

 

O currículo no Ensino Médio, enquanto instrumentação da cidadania democrática deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando a integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva. Nessa perspectiva, incorporam-se como diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular as quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:

1. Aprender a conhecer

Considera-se a importância de uma educação geral, suficientemente ampla, com possibilidade de aprofundamento em determinada área de conhecimento. Prioriza-s o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, considerado como meio e como fim. Meio, enquanto forma de compreender a complexidade do mundo, condições necessárias para viver dignamente, para desenvolver possibilidades pessoais e profissionais, para se comunicar. Fim, porque seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer, de descobrir. O aumento dos saberes que permitem compreender o mundo oferece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso critico e permite compreender o real, mediante a aquisição da autonomia na capacidade de discernir. Aprender a conhecer garante o aprender a aprender e constitui o passaporte para a educação permanente, na medida em que fornece as bases para continuar aprendendo ao longo da vida.

2. Aprender a fazer

O desenvolvimento de habilidades e o estimulo ao surgimento de novas aptidões tornam-se processos essenciais, na medida em que criam as condições necessárias para o enfrentamento das novas situações que se colocam. Privilegiar a aplicação da teoria na pratica e enriquecer a vivência da ciência na tecnologia e destas no social passa a ter uma significação especial no desenvolvimento da sociedade contemporânea.

3. Aprender a viver

Trata-se de aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis.

4. Aprender a ser

A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa. Aprender a ser supõe a preparação do individuo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstancias da vida. Supõe ainda exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação, para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possível, dono do seu próprio destino. Aprender a viver e aprender a ser decorrem, assim, das duas aprendizagens anteriores – aprender a conhecer e aprender a fazer- e devem constituir ações permanentes que visam à formação do educando como pessoa e como cidadão. A partir desses princípios gerais, o currículo deve ser articulado em torno de eixos básicos orientadores da seleção de conteúdos significativos, tendo em vista as competências e habilidades que se pretende desenvolver no Ensino Médio. Um eixo histórico- cultural dimensiona o valor histórico e social dos conhecimentos, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e submetendo o currículo a uma verdadeira prova de validade e de relevância social. Um eixo epistemológico reconstrói os procedimentos envolvidos nos processos de conhecimento, assegurando a eficácia desses processos e a abertura para novos conhecimentos”.

 


 

ENEM

O Aphonsiano contempla em seu Ensino Médio metodologias voltadas para o ENEM. As competências gerais e avaliadas pelo ENEM estão estruturadas com base no desenvolvimento das habilidades segundo Piaget: a capacidade de considerar todas as possibilidades para resolver um problema; a capacidade para formular hipóteses; de combinar todas as possibilidades e separar variáveis para testar influência de diferentes fatores; o uso de raciocínio hipotético-dedutivo, da interpretação, análise, comparação e argumentação, e a generalização dessas operações a diversos conteúdos.

 


 

Trabalhando Descritores

As Matrizes de Referência com descrição das competências e habilidades que os alunos devem dominar em cada série foram elaboradas pelo Ministério da Educação em 1997. Nessas Matrizes estão elencados os Descritores que cada disciplina deve trabalhar; o ENEM vem sendo estruturado a partir dessa proposta.

O Aphonsiano, pensando na qualidade do ensino oferecido, centra suas metodologias, também, no trabalho com os Descritores de todas as áreas do conhecimento: linguagem, código e suas tecnologias, ciências da natureza, ciências humanas, matemática e suas tecnologias cujo aprendizado está estruturado na interpretação textual, gêneros textuais, relações matemáticas envolvendo resolução de problemas, aplicação dos conceitos trabalhados, levantamento de hipóteses.

 


 

Diferencial Pedagógico

O Aphonsiano desenvolve no Ensino Médio projetos que visam o contato do aluno com variados materiais de leitura, tornando-se uma constante para o educando, pois a leitura e a escrita exigem capacidade e trabalhos distintos para a aprendizagem. Em outras palavras, aprende-se ler, lendo e a escrever, escrevendo. Jacques Delors, no prefácio do relatório da Unesco “Educação Um Tesouro a descobrir afirma: “Em face dos múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um trunfo indispensável da humanidade, na construção dos ideais de paz, liberdade e justiça social”.

Se a educação, na era industrial foi um fator de crescimento individual e de ascensão social, na era do conhecimento, ela está se tornado cada vez mais um fator de inclusão social.

O Aphonsiano promove a execução de projetos inovadores, proporcionado a construção de conhecimentos pelas interações contínuas realizadas pelo cidadão e validadas pela coletividade. Assim os conceitos, as ideias, as leis, as teorias, os fatos, as pessoas, a história, o espaço geográfico, as manifestações artísticas, os meios de comunicação, a ética, a política, os governos e os valores – traduzidos nos conteúdos formais das Ciências, das artes e da filosofia- constituem-se um conjunto de condições essenciais à construção do conhecimento.

A pedagogia dos projetos viabiliza o desenvolvimento de competências e habilidades próprias ao jovem e ao adulto construindo o aplicar, compreender, selecionar, relacionar, interpretar, tomar decisões e enfrentar situação – problema. O objetivo é possibilitar ao aluno, concluinte do ensino médio, a recorrer aos conhecimentos desenvolvidos, na escola, para elaboração de propostas de intervenção solidária, na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Nesse sentido, a pedagogia de projeto vem ao encontro dos objetivos do ENEM.

 


 

Projetos Desenvolvidos

 

Para desenvolver as habilidades de leitura, escrita, dramatização e, principalmente, da expressão oral, o Aphonsiano desenvolve os projetos propostos, possibilitando ao aluno o uso da linguagem oral e escrita em situações concretas de interação verbal, desenvolvendo o hábito da leitura extracurricular, permitindo melhor socialização entre os alunos e, além disso, relações afetivas a partir dos conteúdos trabalhados e as habilidades desenvolvidas.

Os projetos desenvolvidos visam ao aprimoramento dos alunos dentro dos temas propostos de forma interdisciplinar e contextualizados na vivência da realidade atual da comunidade escolar e atendendo às propostas escolares, referindo-se a questões pertinentes ao trabalho pedagógico ou aos problemas do cotidiano. Projetos desenvolvidos:

• Minicongresso de Física
• Minicongresso de História 8ª Edição
• Projeto Escola Solidária
• Projeto Jornal
• Pluralidade Cultural
• Cultura Afro – Brasileira
• Olimpíada de Matemática do Aphonsiano
• Uma Interação da Matemática com as demais Disciplinas
• Sexualidade e Adolescência
• Jornal Mural
• Festa Junina
• Dominar Linguagens
• Construir Argumentações
• Biotecnologia – DNA – Seres Transgênicos
• JINAPHON
• Monitoria

 


 

Escola Solidária

 

O projeto “Escola Solidária” foi proposto com o intuito de Construir uma educação mais solidária para que haja uma transformação na forma de pensar e agir de todos. Essa transformação inclui desenvolver relações de reciprocidade, respeito, solidariedade, compreensão e igualdade de direitos e deveres, respeitando as diferenças de cada indivíduo.

Entendemos que a solidariedade se constrói em cada pessoa, a partir de sua própria estrutura e da representação que ela tem da realidade na sua interação com o meio, pois as vivências sociais influenciam na forma como vemos, sentimos e agimos diante das experiências. A escola é um desses ambientes, pois nela ocorrem muitas experiências sociais e afetivas, que levam os alunos a reconhecer o outro como seu semelhante, que possui as mesmas necessidades e os mesmos direitos e deveres.

Sendo assim, o Projeto “Escola Solidária” corrobora para o desenvolvimento das quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:  Aprender a conhecer,  Aprender a fazer,  Aprender a viver e  Aprender a ser.

 


 

Minicongresso de Ciências da Natureza

 

O ensino de Ciência da Natureza (química, física e biologia) de forma tradicional, meramente teórico, é pouco atrativo e desinteressante. A melhor forma de aprender e desenvolver as competências e habilidades necessária para o desenvolvimento integral do estudante é através da experimentação, interação e desenvolvimento da criatividade.

O minicongresso foi criado com o objetivo de incentivar o trabalho em grupo e a pesquisa, a qual correlaciona os meios de experimentação e convivência, para promover a socialização entre os estudantes, criar situações que estimulam a criatividade, tanto nas aulas de ciências quanto e em outras disciplinas. Sendo assim, esse trabalho visa motivar os estudantes com aulas experimentais e contextualizadas com fatos que ocorrem no nosso cotidiano. As salas são divididas em grupos, cada um deles fica responsável por um tema relacionado aos diversos fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano. Esses temas são selecionados pelo professor. Cada grupo submeterá um resumo seguindo os ritos de um congresso científico, apresentando seu trabalho em um minicongresso na forma de pôster. Os professores, entre a submissão do trabalho e apresentação dos pôsteres na escola, apoiam, orienta, acompanha os grupos, fornecendo-lhes subsídios na forma de textos diversos e artigos que tenham relação com os temas escolhidos.

O propósito do Minicongresso é contribuir para a formação de uma cultura científica efetiva, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais. Desta forma, mostrando ao estudante que o conhecimento científico influência diretamente o desenvolvimento tecnológico proporcionando melhoria na qualidade de vida das pessoas. E, ainda, transformando-os em cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Entendemos que a solidariedade se constrói em cada pessoa, a partir de sua própria estrutura e da representação que ela tem da realidade na sua interação com o meio, pois as vivências sociais influenciam na forma como vemos, sentimos e agimos diante das experiências. A escola é um desses ambientes, pois nela ocorrem muitas experiências sociais e afetivas, que levam os alunos a reconhecer o outro como seu semelhante, que possui as mesmas necessidades e os mesmos direitos e deveres.

Sendo assim, o Projeto “Escola Solidária” corrobora para o desenvolvimento das quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:  Aprender a conhecer,  Aprender a fazer,  Aprender a viver e  Aprender a ser.